Voce conhece o Impostômetro?
O impostômetro é um medidor de impostos em tempo real realizado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo). O Impostômetro considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária.
A mensuração tem com base as arrecadações federais das seguintes bases de dados: Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União, e IBGE. As receitas dos estados e do Distrito Federal são apuradas com base nos dados do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária, das Secretarias Estaduais de Fazenda, Tribunais de Contas dos Estados e Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. As arrecadações municipais são obtidas através dos dados da Secretaria do Tesouro Nacional, dos municípios que divulgam seus números em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal, dos Tribunais de Contas dos Estados.
O somatório das arrecadações é apresentado da seguinte forma:
· No Brasil: somatório das arrecadações de tributos federais, estaduais e municipais.
· Na União: somatório das arrecadações de tributos federais.
· Por Estado: somatório das arrecadações no Estado dos tributos federais, estaduais e municipais.
· Por Município: somatório das arrecadações de tributos municipais.
· Por Capital: somatório das arrecadações de tributos municipais.
Os demais dados apresentados utilizam as seguintes metodologias:
· População: número divulgado pelo IBGE e no Finbra – da Secretaria do Tesouro Nacional.
· Aquisições: os valores unitários de cada aquisição foram obtidos por meio de pesquisa na Internet junto às entidades que congregam os diversos setores, utilizando-se uma média nacional. O valor da Cesta Básica foi obtido pela média dos valores divulgados pelo DIEESE.
Além do somatório de impostos, o site também traz notícias sobre as tributações e simulações monetárias em que o dinheiro dos impostos poderia ser usado. Vale a pena conferir! Acesse: https://impostometro.com.br/
BIBLIOGRAFIA
Comments