Um papo sobre Inflação #1
A inflação é um assunto pertinente entre os brasileiros, e você, provavelmente, ouve falar desse índice quase diariamente. Brevemente, a inflação é o aumento generalizado de bens e serviços que compõem o dia das pessoas, ou seja, é a corrosão do nosso poder de compra. Por exemplo, se você vai no mercado e percebe que o preço de um produto sobe individualmente, pode ser que a causa desse aumento não seja inflação, todavia, se todos os produtos aumentam o preço, houve inflação.
Esse fenômeno econômico pode ocorrer, principalmente, por duas formas: custos e demanda. A inflação por custo é basicamente quando há um aumento dos custos de produção da indústria, assim, refletindo nos produtos/serviços que serão repassados para a população. Já a inflação por demanda ocorre quando há uma procura por um produto mais alta do que a produção possa suprir, deste modo, há um aumento dos preços.
O principal indicador que mensura a inflação no Brasil é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Ele é calculado e divulgado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A composição do IPCA é dada por nove categorias em que cada uma possui um peso diferente – Transportes (20,6%); Alimentação e bebidas (19,3%); Habilitação (15,6%); Saúde e cuidados pessoais (13,5%); Despesas pessoais (10,7%); Educação (6,1%); Comunicação (5,7%); Vestuário (4,6%); Artigos de residência (3,8%) -. O modo em que o IPCA mensura a inflação dessas categorias e pelo consumo pessoal de famílias, cuja renda esteja entre 1 e 40 salários mínimos. Essas famílias não estão localizadas em todo o Brasil, e sim, nas principais regiões metropolitanas. Apesar de não abranger todas as cidades brasileiras, o índice vale para todas elas.
Agora que você entende o que é inflação e como ela é calculada, pode-se concluir que esse indicador econômico afeta não apenas no seu bolso, mas também na valorização de uma moeda nacional. Fique ligado em nossos canais de comunicação que em breve vamos lhe contar quais são as principais causas desse efeito.
BIBLIOGRAFIA
https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?=&t=o-que-e
Comments