top of page

Um papo sobre inflação #2


Como já observamos que a inflação é um aumento generalizado de preços, e esse fenômeno pode acontecer em diferentes graus e cenários. Abaixo iremos apresentar dois cenários em que a inflação se comporta de uma maneira diferente podendo interferir na economia e diretamente na vida social.

Em um cenário mais caótico, temos a hiperinflação. Como o nome já nos sugere, essa ocasião ocorre quando há um aumento significativamente alto nos índices de inflação em que esse supera 50% ao mês. O fenômeno ocorre por diversos fatores históricos como o excesso de oferta, aumento na tributação, e principalmente pelo aumento da emissão que moeda que resulta na corrosão de valor. Essa situação não altera apenas nos índices e no aumento de preços, mas também e diversas relações econômicas e sociais, como desincentivo aos investimentos, desconfiança no governo e até mesmo em fome. Um exemplo atual de hiperinflação, foi a que ocorreu na Venezuela durante sua recente crise. Em 2018 os índices acumulados de inflação em 12 meses alcançaram a taxa de 1.000.000%, em que, para comprar um quilo de carne, eram necessárias 9.500.000 unidades da moeda local.

Por fim, o último cenário a ser tratado é de estagflação. Ele ocorre basicamente quando há um aumento generalizado dos preços, uma situação de inflação. Todavia não há um crescimento econômico atrelado que motiva esse crescimento, como aumento no consumo, produção, etc. Há uma estagnação econômica. Esse cenário, geralmente é proveniente de crises que motivam o aumento dos preços por alguma deficiência nos mercados.

Continue ligado em nossos canais de comunicação que em breve traremos mais sobre a inflação!

BIBLIOGRAFIA


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page