top of page

3 Motivos para a alta na gasolina.


O alto preço da gasolina é um assunto que permeia entre os brasileiros atualmente, mas poucos sabem o porquê deste fenômeno. Vamos direto ao ponto, separando os motivos entre 3 pontos principais.

1 – Tributação. Nos últimos cinco anos (entre 2016 e 2021), o peso dos impostos federais (Cide, PIS/Pasep e Cofins) sobre o preço do litro da gasolina na bomba, subiu de 9% para 11,5%. Essa alta, somada aos impostos estaduais de ICMS, pesam bastante no valor do combustível.

2 – Aumento no preço do barril do petróleo. Segundo o site Petromos, a cotação do barril de petróleo Brent, que é referencia para a Petrobras está cotado em $73,38 dólares no dia 06 de dez. de 2021. A fins de comparação este ativo em nov. de 2016 se encontrava por $46,44 dólares.

3 – Desvalorização do real em relação ao dólar. Acredita-se que esse seja o maior dos motivos do aumento da gasolina. Como a Petrobrás se baseia na cotação internacional (dólar) para definir o preço interno, quando o câmbio desvaloriza, há obrigatoriamente reajuste no preço do combustível. Ou seja, a alta do dólar em relação ao real é o fator mais agravante para o preço do combustível. (Cotação do dólar 15/12/2021: 1,00 USD = 5,73 BRL).

E a composição final do combustível, como funciona? Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, no preço que o consumidor paga atualmente na bomba a maior fatia é formada por impostos – 27,7% de ICMS e 11,2% de Cide, PIS/Pasep e Cofins –, seguido pelo preço de realização da Petrobras (33,9%), o custo do etanol anidro (17,1%), que é definido livremente pelos seus produtores, e os custos e as margens de lucro – distribuidoras e postos – (10,1%).

Gostou? Compartilhe entre seus amigos e familiares!

REFERÊNCIAS


コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page