top of page

SAIA JÁ DA POUPANÇA!

A poupança é o tipo de investimento mais popular entre os brasileiros, entretanto, não é nem de longe o mais recomendado, pois encontramos no mercado produtos alternativos com a mesma segurança e com uma rentabilidade maior.

Para muitos especialistas a caderneta de poupança continuará com um baixo rendimento em 2018. No ano passado, a poupança apresentou rentabilidade acumulada de 6,61%,se descontarmos a inflação no período (2,95%) a rentabilidade líquida fica em 3,66% ao ano. Se este ano os juros da poupança continuarem baixos, então é esperado um retorno de cerca de 5% para 2018, perdendo para investimentos alternativos e sem risco. Isso porque para investimentos de até R$ 250 mil, o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) restituir a quantia perdida numa eventual falência da instituição financeira, abrangendo além de a poupança, os CDBs, as Letras do Tesouro direto e as LCIs e LCAs.

CDB (Certificado de Depósito Bancário): título privado emitido pelas instituições financeiras, representando um empréstimo. A rentabilidade dos CDBs geralmente é indexada a um percentual que os bancos pagam de juros de empréstimo de um banco para o outro, os chamados Certificados de Depósitos Interbancários (CDI). A taxa de CDI varia todos os dias (dependendo das oscilações de mercado), mas seu percentual geralmente fica bem próximo à Selic, a taxa básica de juros da Economia, atualmente em 7%.

TESOURO DIRETO: título emitido pelo governo, através do Tesouro Nacional. Basicamente você empresta seu dinheiro para o governo; este te paga com juros pré-acordados ou com juros sujeitos às volatilidades do mercado. Existem várias modalidades, prazos e indexadores diferentes para cada perfil de investidor. Os mais comuns são o Tesouro IPCA com juros-que remunera a taxa de inflação mais um valor previamente estabelecido e o Tesouro Selic, que remunera a taxa básica de juros da economia.

LCI E LCA (LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO E LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO): são títulos emitidos por bancos para obter recursos destinados ao setor imobiliário e ao agronegócio. Sua principal vantagem é a isenção do Imposto de Renda, sua principal desvantagem é a liquidez, que pode ser baixa dependendo da instituição financeira. Esse tipo de investimento geralmente também remunera um percentual da taxa CDI.

A maioria dos bancos públicos e privados oferecem todos os produtos citados acima, porém é mais recomendado investir, devido a sua maior rentabilidade, através de corretoras ligadas ao Ibovespa. Existem várias plataformas digitais de corretoras, com as mais variadas opções para cada perfil de investidor.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page