Real Time Marketing: O poder do Presente
O Real Time Marketing (Marketing em Tempo Real, em português) é uma estratégia de divulgação que tem o objetivo de criar, no presente imediato de um evento, um vínculo entre uma marca e as pessoas que fazem parte de seu público-alvo. Numa era em que os relacionamentos são dinâmicos e ocorrem em tempo real, as empresas precisam estar cada vez se mais próximas dos consumidores e aprender a tirar partido do que está acontecendo no “aqui e agora”. Para isso, é preciso conhecer seu público e saber quais assuntos chamam mais sua atenção.
A internet é o espaço ideal para esse tipo de marketing, já que a todo o momento surgem assuntos que viralizam, as interações entre empresa e consumidor são mais dinâmicas e oportunidades para promover a marca é o que não falta.
Um exemplo de um acontecimento que acabou virando uma ação de marketing foi o apagão na final do Super Bowl, em 2013. Aproveitando-se da situação, a Oreo, marca de biscoitos recheados mundialmente conhecidos, publicou em sua conta no Twitter a seguinte frase: “Power out? No problem. You can still dunk in the dark.”, que em português seria mais ou menos: “Apagão? Não tem problema. Você ainda pode enterrar (sua Oreo) no escuro.” Esse tuíte fez tanto sucesso entre seus seguidores que gerou mais de 15 mil retuítes, além dos likes e compartilhamentos no Facebook. Tudo porque a Oreo soube se aproveitar de uma situação no exato momento em que ela estava acontecendo.
Um meme também pode ser usado no real time marketing, como foi o caso da Netflix. Ela usou o meme “Já acabou, Jéssica?” para divulgar sua série original, Jessica Jones.
Interação em tempo real com o público tambem faz parte do Real Time Marketing, e nisso a Netflix também é especialista
O Marketing em tempo real é um jeito rápido e criativo de conversar com seus clientes. Com uma boa dose de bom humor, agilidade e estratégia às marcas conseguem conquistar resultados muito positivos, agregando valor ao conteúdo, aumentando a interação com seu público e tornando a comunicação mais dinâmica.